A Diocese de Paranaguá marcou presença no curso de Curso para Reitores e Formadores de Seminários da América Latina que acontecera em Roma.

Na ocasião, o Padre Alberto Quirino, se fez fez presente como reitor do nosso Seminário Diocesano Senhora do Rocio.


O Papa disse que é “necessária uma formação de qualidade para aqueles que serão a presença sacramental do Senhor no meio de seu rebanho, alimentando-o e cuidando dele com a Palavra e com os Sacramentos”.

A esse propósito, Francisco sublinhou que a Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis, “O dom da vocação presbiteral”, preserva a grande contribuição dada pela Exortação Apostólica Pastores dabo vobis “depois da 8ª Assembleia Geral Ordinária dos Bispos que abordou o tema: “A formação dos sacerdotes nas circunstâncias atuais”. Este ano, celebra-se o 30° aniversário de publicação por São João Paulo II da Exortação apostólica Pastores dabo vobis.

Segundo o Pontífice, “essa exortação oferece explicitamente uma visão antropológica integral, que leva em conta, de forma simultânea e equilibrada, as quatro dimensões presentes na pessoa do seminarista: humana, intelectual, espiritual e pastoral”. Por outro lado, a Ratio fundamentalis reafirma a perspectiva do Papa Bento XVI, que com o motu proprio Ministrorum institutio “destacou que a formação dos seminaristas continua, de forma natural, na formação permanente de sacerdotes, ambos constituindo uma única realidade”.

A formação sacerdotal tem um caráter comunitário


O Papa disse ainda que a atual Ratio fundamentalis descreve o processo de formação dos sacerdotes, desde os anos de seminário, como única, integral, comunitária e missionária.

A este respeito, enfatizou que a formação sacerdotal “tem um caráter eminentemente comunitário desde sua origem; a vocação para ao sacerdócio é um dom que Deus dá à Igreja e ao mundo, um caminho para santificar-se e santificar os outros que não deve ser seguido de maneira individualista, mas sempre tendo como referência uma porção concreta do Povo de Deus”.

Segundo o Papa, um dos desafios mais importantes que as casas de formação sacerdotal enfrentam hoje “é o de serem verdadeiras comunidades cristãs, o que implica não só um projeto formativo coerente, mas também um número adequado de seminaristas e formadores que garantem uma experiência realmente comunitária em todas as dimensões da formação. Uma tarefa que os bispos devem assumir sinodalmente, em particular no nível de conferências episcopais regionais ou nacionais, tarefa para a qual vocês são chamados a colaborar com lealdade e proatividade”.

“Para isso, queridos sacerdotes formadores, é necessário renunciar à inércia e ao protagonismo e começar a sonhar juntos, não lamentando o passado, não sozinhos, mas unidos e abertos ao que o Senhor deseja hoje como formação para as próximas gerações de presbíteros inspirados pelas diretrizes atuais da Igreja.”

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-11/papa-curso-reitores-formadores-seminarios-america-latina.html?fbclid=IwAR2042G–xSa_PLHRKtzYiunU8MiMrVF-lM7HMVgCv6rskNfQDhJ2Nt_VnE

https://www.instagram.com/dicasteroclerus/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário