Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade. (cf. Jo 4, 23)

A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com apoio de São Pedro Julião Eymard, com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Recife sediou o III Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias três e sete de setembro de 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde, cujo o tema foi:“A Eucaristia e a vida cristã.”

O III CEN foi realizado no parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e o evento deixou como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.