Nos dias 21 e 22 de maio aconteceu a Vigília pelos mortos de Aids.

É um movimento internacional que iniciou em maio 1983. Um grupo formado por mães, parentes e amigos de pessoas que morreram por causa do HIV, organizou, em Nova Iorque, a Primeira Vigília Pelos Mortos da Aids. De 1980 a junho de 2022, foram identificados 1.088.536 casos de aids no Brasil.

O país tem registrado, anualmente, uma média de 36,4 mil novos casos de Aids nos últimos cinco anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que desde o início da epidemia, em 1981, até os dias atuais, mais de 40 milhões de pessoas morreram de Aids em todo o mundo. E continuam a morrer…

Segundo o Boletim Epidemiológico (BRASIL, 2022), desde o início da epidemia de Aids no Brasil (1980) até 31 de dezembro de 2022, foram notificados no Brasil 371.744 óbitos tendo o HIV/Aids como causa básica.

Em 2023, com o tema “Memória e Reconhecimento”, foi firmada a esperança de num mundo sem aids.

As pastorais da Aids (na foto a do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio), fizeram memória dos mortos em consequência da Aids, suscitando a nossa solidariedade com as pessoas que vivem e convivem com o HIV e despertando para a contínua prevenção.

Cristo ressuscitou para que transformemos os sinais de morte em sinais de vida.

Oração:

Senhor, fonte de vida e esperança, estamos na Sua presença, como criaturas frágeis e necessitadas. Sabemos que nos ama e pedimos que nos acolha em seu Sagrado Coração. Receba os que faleceram com Aids e dai força aos que estão doentes com esta síndrome e para os familiares destes. Nos dê forças para que sejamos perseverantes na luta, solidários no sofrimento e defensores da Vida!

Liberta-nos da discriminação e do preconceito para que sejamos acolhedores e misericordiosos. Amém

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário