O Papa Francisco vai presidir na Praça São Pedro, no Vaticano, no próximo dia 30 de setembro, uma vigília de oração intitulada “Together”, da qual participarão patriarcas, bispos e líderes de Igrejas de outras tradições cristãs, além de jovens dos 18 aos 35 anos, provenientes do mundo inteiro. Estarão presentes também membros do Sínodo sobre a “Sinodalidade” que, logo a seguir, farão um retiro espiritual, em preparação à Assembleia Sinodal.

“Caminhar mais juntos”

“O desafio deste Sínodo é aprender a caminhar mais juntos, na escuta do Espírito, tornando-nos uma Igreja mais sinodal, para anunciar o Evangelho no mundo de hoje”: foi o que afirmou, em uma coletiva, na Sala de Imprensa Vaticano, a Irmã Nathalie Becquart, vice-secretária da Secretaria Geral do Sínodo. A religiosa propôs algumas chaves para uma maior compreensão deste evento, intimamente ligado ao caminho sinodal. Recordou, em particular, as palavras do Papa Francisco: “Não pode haver sinodalidade sem ecumenismo e nem ecumenismo sem sinodalidade”.

Por isso, o evento na Praça São Pedro será altamente simbólico, porque contará com a presença de líderes das Igrejas Ortodoxa, Protestante e Evangélica, além de alguns delegados fraternos e membros da Assembleia Geral do Sínodo, que, juntos com o Papa, acompanharão o início de um caminho sinodal, que tem suas raízes no Concílio Vaticano II.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2023-09/papa-francisco-lideres-cristaos-basilica-sao-pedro-sinodo.html