“EIS QUE VENHO, Ó PAI, PARA FAZER A TUA VONTADE”

Que alegria quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor” (Salmo 121,1).

A madrugada fria desta quinta-feira, 29 de julho, trouxe consigo a triste notícia do falecimento do Padre Felipe Alves de Assis, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, Tunas do Paraná. Tão jovem, 34 anos, e com pouco mais de 2 anos e meio de padre.

Ele estava visitando sua mãe, a sra. Maria Sueli, seu irmão Otávio e demais familiares, em Três Pontas – MG, onde nasceu, quando precisou ser internado com problemas respiratórios. Diagnosticado com Histoplasmose Pulmonar, foi transferido na quarta-feira, dia 28, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, onde, por volta das 2 horas de hoje, sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.

O seu sepultamento será realizado amanhã, dia 30, na Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, em Três Pontas – MG, após a missa das 9h, presidida pelo Padre Emerson Zella, Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese de Paranaguá. E, nesta Igreja, a pedido de sua mãe e com o consentimento do Bispo diocesano, ele será sepultado.

O que me consola neste momento de grande tristeza é saber que a nossa Diocese o acolheu para realizar o ele tanto havia buscado: ser Padre. E eu, no dia 08 de dezembro de 2018, pude ordená-lo Presbítero. Certamente sua vida esteve marcada por dificuldades e fraquezas, mas era inegável também a sua alegria que brotava do fato de ele ser padre. Alegria estampada no rosto no dia de sua Ordenação, na Solenidade da Imaculada! Alegria experimentada junto ao povo da paróquia São Francisco de Assis, de Tunas, como seu pároco! Alegria entre os jovens, como seu assessor diocesano! Alegria demonstrada sempre, cada vez que nós o encontrássemos. Alegria que permanecerá inscrita em nossos corações e que hoje começa a se misturar à daqueles que vivem junto a Deus, no Paraíso.

Obrigado, Padre Felipe, pelo seu testemunho de alegria na vida presbiteral.

Nossa dor se une à sra. Maria Sueli e de seus familiares, aos irmãos e irmãs da paróquia de São Francisco de Assis, Tunas, e àquela das milhares de famílias que durante esta pandemia sofreram a morte de pessoas tão amadas como seus familiares e amigos.

Na fé – não sem dor – vivemos esse momento da morte que, para o cristão, é sua páscoa: “tendo participado da morte de Cristo pelo batismo, participe igualmente de sua ressurreição” (OE 2).

Oremos a Deus pelo Padre Felipe e deixemos que o próprio Senhor nos console a todos.

Nossa Senhora e seu esposo São José, os Anjos e os Santos Agostinho e João Maria Vianney, acompanhem o Padre Felipe à presença do Altíssimo e amoroso Deus: o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Paranaguá, 29 de julho de 2021

Dom Edmar Peron,