Dom Edmar dá início à Semana Santa no domingo, 13 de abril
O Domingo de Ramos com o bispo diocesano será como de costume: Inicia ao lado da Igreja de São Benedito e conclui com a Missa na Catedral. Para as celebrações do Tríduo Pascal, Dom Edmar estará na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Jardim Alvorada.
A Diocese de Paranaguá divulgou os horários das celebrações pascais nas paróquias dos 13 municípios que a compõe. Após o domingo de Ramos, como é conhecida a memória da entrada de Jesus em Jerusalém, a Missa da Unidade (ou do Crisma) que reúne todos os padres, acontecerá na terça-feira, dia 15.
Como 2025 é Ano Jubilar da Igreja, algumas celebrações incluem jubileus temáticos, onde acontecem atividades que reúnem catequese, caminhada e Missa. Por este motivo, no dia 15 (terça-feira), os participantes se encontram no Santuário de São Francisco das Chagas, centro histórico de Paranaguá, às 17 horas.
Em seguida os presentes farão a procissão até a Catedral para a Celebração. Nesta Missa, que acontece anualmente, são abençoados e distribuídos os 3 óleos usados nos sacramentos do ano corrente: O óleo do batismo, o óleo do Crisma e o óleo da Unção dos Enfermos.
A Diocese de Paranaguá se organiza em 3 regiões pastorais: Região Serra, Região Praias e Região Paranaguá/Marumbi. A cada ano o bispo preside o Tríduo Pascal em uma delas; 2023 foi em Campina Grande do Sul (Região Serra), em 2024 em Matinhos (Região Praias) e agora em 2025 será em Paranaguá e o local escolhido é a Igreja Nossa Senhora da Paz.
A Igreja da Paz como é conhecida, está com grande parte das obras de recuperação e melhoria concluídas – após a queda de toda a cobertura em 2016 – e completou 50 anos.
O Tríduo Pascal envolve três momentos em uma única celebração, inicia na Quinta-feira dia 17, com a celebração da Ceia do Senhor, que inclui o gesto do lava-pés e, como ponto principal, recorda a instituição da Eucaristia.
A sexta-feira, 18, feriado nacional, e segue o tríduo com o memorial da flagelação, crucificação e morte de Jesus, na chamada Celebração da Paixão, tradicionalmente às 15h. No sábado os encontros são de silêncio durante o dia e à noite tem lugar a Vigília Pascal, com as cerimônias da bênção do fogo novo, benção da água batismal, e a Missa “de aleluia” que conclui o tríduo, e celebra verdadeiramente a Páscoa.
“É importante celebrar todos os dias da quinta-feira ao domingo da Páscoa” explica Dom Edmar, “celebrar todos estes momentos, para fazermos a inteira experiência da nossa Salvação Pascal”. “Por isso é importante organizar o tempo para que estes dias sejam vividos como uma experiência de fé!”. O bispo lembrou ainda às pessoas que vierem para as praias, para que vejam os horários nas igrejas do litoral, A Pastoral de Comunicação da Diocese de Paranaguá, tem divulgado nos jornais, sites e nas redes sociais os horários das 25 paróquias/santuários pertencentes à diocese.

Serviço: Celebrações presididas pelo bispo Dom Edmar em Paranaguá:
Domingo de Ramos – 13 de abril
Início 10h ao lado da Igreja São Benedito
Missa da Unidade – 15 de abril
Início 17h no Santuário São Francisco das Chagas
Missa “do Lava-pés” e “Santa Ceia” – 17 de abril
Início 19:30 na Igreja de Nossa Senhora da Paz
Paixão do Senhor – 18 de abril
Início às 15h na Igreja de Nossa Senhora da Paz
Vigília Pascal – 19 de abril
Início às 19:30 na Igreja de Nossa Senhora da Paz
Missa de Pascoa – 20 de abril
Início às 19:30 na Igreja de Nossa Senhora da Paz