Aconteceu no sábado(18), a ereção canônica do Santuário José em Praia de Leste.
Expressando o desejo da Comunidade paroquial e, dos seus representantes os coordenadores e conselhos, o Pe. João Mário Temóteo, Pároco da Paróquia São José e São Sebastião apresentou à Cúria Diocesana o pedido de Ereção Canônica do Santuário São José.
Dado o número crescente de fieis e a participação ativa da comunidade o Exmo. E Revmo. Dom Edmar Peron, Bispo Diocesano de Paranaguá, ratificou a solicitação do referido pároco. Dessa maneira, todo o povo de Deus se alegrou com notícia e expressou a mesma durante a Santa Missa.
A celebração de Ereção Canônica aconteceu num clima festivo e solene. Além do expressivo número de fieis, contou com a presença do Padre João Mário (Pároco) e o Padre Vilmar Guilherme ( Vigário) e, de mais quatro sacerdotes diocesanos, a saber: Pe. Anderson Ulatoski, Pe. Ezer Nathan, Pe. Fábio Lima e Pe. Tiago Trigo.
Um dos momentos mais esperado foi a leitura do Decreto de Ereção do Santuário, ao seu término os fieis que estavam presente na celebração Eucarística expressaram o seu contentamento com um calorosa salva de palmas.
O senhor bispo, em sua homilia, falou da importância do Santuário na vida do povo e explanou sobre a força da intercessão do grandioso padroeiro.
Valei-nos São José!
Vejamos alguns trechos do Decreto:
CONSIDERANDO o pedido do Pe. João Mario Temóteo, Pároco dessa comunidade Paroquial, no qual solicita a Ereção Canônica deste Santuário, expressando assim, o desejo da comunidade que também o tem como padroeiro e;
CONSIDERANDO o modo como a devoção é propagada nesta comunidade e o crescente número de fiéis que a este local recorrem para venerar o excelso padroeiro da Santa Igreja;
CONSIDERANDO o conhecimento e devoção do Povo de Deus a São José, a observância dos cânones 1230, 1232, 1233 e 1234, do Código de Direito Canônico e as normas emanadas da Cúria Diocesana, assim como as orientações já estabelecidas para a vida dessa comunidade paroquial;
ERIGIMOS o Santuário Diocesano de São José, no vivo desejo de que os fiéis encontrem neste Templo, com mais profusão, o anúncio da Palavra, a participação da Eucaristia, a celebração da Penitência e as formas aprovadas de piedade popular, com todos os direitos e deveres próprios desta condição.
RECOMENDAMOS ao Pároco e Reitor, assim como os devotos e fieis dessa comunidade, que com responsabilidade e fé, propaguem com discernimento, as devoções necessárias para a vivência do Santuário, zelem pelo culto Eucarístico e pela acolhida a Palavra de Deus, assim como as orientações da Tradição e do Magistério, das Diretrizes Gerais da CNBB e das Orientações Pastorais da Diocese.
Vejamos algumas fotos: