Representantes de 9 dioceses participam de encontro da Pascom do Paraná

A cidade de Francisco Beltrão acolheu coordenadores e agentes da Pascom, jornalistas e radialistas católicos no último final de semana.

Representantes das dioceses de Umuarama, Campo Mourão, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava, Palmas-Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Curitiba e Londrina, participaram nos dias 24 e 25 de fevereiro, na cidade de Francisco Beltrão, sudoeste do Estado, de um encontro que reuniu os coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom), agentes, jornalistas que atuam em assessorias nas dioceses e radialistas de emissoras católicas do Paraná.

Este foi o oitavo ano em que os coordenadores se reúnem num encontro que se tornou itinerante e já passou pelas dioceses de Guarapuava, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Umuarama, Campo Mourão e agora Palmas-Francisco Beltrão. “No início eram convocados apenas os coordenadores da pastoral, mas com o passar do tempo objetivando articular a comunicação como um todo, oportunizar para  que mais pessoas se conheçam, troquem experiências e interajam, passamos a convidar os jornalistas que atuam nas assessorias das dioceses e radialistas das emissoras católicas”, disse Jorge Teles, atual coordenador regional.

Espiritualidade, formação, partilha e planejamento marcaram o final de semana. Na ocasião foi definida a sede do próximo Mutirão de Comunicação do Regional Sul 2. A diocese e Paranaguá, no litoral do Estado, irá acolher o 3º Muticom Paranaense, em 2020.

Neste ano o espaço destinado para formação foi ocupado pelo professor Guilherme Nunes, que na tarde do sábado (24) tratou o tema “falar em público com maestria, deixando os medos de lado e desenvolvendo a capacidade de se expressar”. Este momento contou com a presença de diversos agentes da Pascom da diocese anfitriã, seminaristas e religiosos.

Sobre a participação no Encontro Nacional da Pascom em Aparecida (SP) ficou acordado entre os coordenadores que todos procurem participar e que incentivem os demais agentes nas suas dioceses. O mesmo ficou decidido com relação ao Mutirão de Comunicação, em 2019, em Goiânia.  Ficou em aberto, mas deverá ser articulado entre algumas dioceses, a possibilidade de locação de um ônibus para a ida nesses encontros.

Pela primeira vez o encontro não contou com a presença de dom Antônio Wagner da Silva, bispo referencial da Pascom. Dom Wagner está se recuperando de uma pneumonia.

O 9º Encontro dos Coordenadores da Pascom do Regional Sul 2 da CNBB, em 2019, será na diocese de São José dos Pinhais, no último final de semana de fevereiro.

8º Encontro Regional De Coordenadores Da Pascom