Pontal do Paraná realiza a grande festa de São José no novo santuário

– Pontal do Paraná, recebe neste final de semana até a terça-feira, 19, muitos fiéis e visitantes de todo o estado para as comemorações do seu padroeiro, São José.

Pontal do Paraná, o mais jovem município do litoral (23 anos) realiza há 20 anos a festa do seu padroeiro São José. A festa litúrgica do “pai adotivo” de Jesus celwbra-se dia 19 de março e nesta data é feriado municipal.

A Paróquia de São José e São Sebastião, sonha em, vencidos os trâmites legais, poder retomar as atividades na edificação de um futuro santuário diocesano, dedicado a São José.

A celebração do padroeiro, começou no dia 07 com o novenário. Muitas atividades religiosas e sociais, shows e quermesse acontecem em todo este final de semana. A terça-feira, dia 19, começa com uma alvorada festiva, às 7 da manhã, segue com programação o dia todo e à noite, o Bispo diocesano Dom Edmar Peron participa da procissão e celebra a missa solene da festa de São José.

O lema da Festa deste ano: “Ide a José” (Gen. 45,55), lembra que o santo é referência de auxílio e como protetor da comunidade. Modelo de esposo e pai, José é lembrado também pelo seu ofício de carpinteiro. Considerado como o padroeiro dos trabalhadores, algumas das festas em sua honra acontecem no dia 1º de maio.

A Sagrada Escritura não mostra palavras proferidas por ele, mas muito das suas ações, resolvendo os problemas, cuidando da família e agindo com justiça e fé. Por isso é chamado de “santo do silêncio”.

Paulo VI dizia que São José com seu silêncio “nos ensina o recolhimento, a interioridade, a disposição para escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres”. Nos dias de hoje, vivemos no barulho, na agitação e no constante movimento, o exemplo de São José nos ensina a agir com firmeza e fé, mas de forma pacífica, tentando entender a mensagem de Deus através da meditação e da oração.
Serviço:
20ª FESTA DE SÃO JOSÉ
Onde? Futuro Santuário de São José
Pontal do Paraná (Litoral, 97 Km de Curitiba)
Quando? Até dia 19 de março
(Veja programação)