Movimentos na Igreja( TLC, Mini-TLC e RCC )

TLC e Mini-TLC

O TLC e MINI_TLC (Treinamento de Liderança Cristã) é um Movimento da Igreja Católica direcionado para a adolescentes, Jovens e Adultos. Nasceu em Campinas, em 1967, com Padre Haroldo Rahm e uma equipe de jovens e adultos. Após sua criação, como a semente lançada em solo fértil, o movimento espalhou-se por todo o Brasil, além de Itália, Colômbia e Argentina.

É missão do TLC ser missionário e formador de lideranças. A ideia do grupo é resgatar adolescentes, jovens e adultos afastados das atividades da Igreja e incorporá-los em pastorais, etc. O grupo segue um manual, escrito por Padre Haroldo e Maria Lamego, e serve como guia para criação de novos grupos e roteiros de encontros.

Na Diocese de Paranaguá, estão vigentes grupos em : Guaraqueçaba, Guaratuba, Paranaguá e recentemente Pontal do Paraná, em outras cidades também encontramos telecistas , mas ligados a uma dessas cidades citadas.

O TLC da Diocese promove todos os anos 2 retiros e a mesma coisa se dá com o Mini-TLC. Os que participam do retiro, não revelam o que acontece e sempre dizem “Tudo está previsto!” (Para despertar a curiosidade de participantes futuros)

De acordo com seus participantes, “O TLC é um grande e maravilhoso instrumento de evangelização. Durante dois dias completos, adolescentes, jovens e adultos  se reúnem para falar das coisas de Deus, para mostrar uma Igreja alegre, viva, entusiástica. É isso que nós pretendemos fazer, um trabalho conjunto de evangelização pelo crescimento do Reino de Deus.”

Até o momento TLC  e o MINI-TLC tem como assessor e diretor espiritual o Padre Emerson Zella e tem uma Equipe Diocesana formada de 5 membros que ajudam na unidade do movimento.

Sempre mais alto!

RCC – Renovação Carismática Católica

A Renovação Carismática Católica é um Movimento eclesial mundial da Igreja Católica Apostólica Romana que busca uma crescente consciência a respeito da presença e ação do ESPÍRITO SANTO na vida dos fieis, propiciando a seus membros uma constante e significativa renovação espiritual.

O grupo de Oração é o principal serviço de expressão da RCC. É a reunião dos cristãos que tem por objetivo louvar e bendizer a Deus. É no Grupo de Oração que o povo se encontra com Deus. É anunciado a eles o Querigma, isto é, o primeiro anúncio da Boa Nova, não se perdendo de vista o Batismo no Espírito Santo e a formação.

A RCC está presente em quase todas as cidades da Diocese de Paranaguá. No município de Paranaguá há leigos ligados a RCC em todas as Paróquias.

Em Paranaguá há Grupos de Oração na Paróquia São Cristovão (Santíssimo Redentor), na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Matriz), na Paróquia Nossa Senhora da Paz (Emboguaçú), na Paróquia São João Batista (Matriz), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Catedral).

A RCC na Diocese de Paranaguá é acompanhada pelo Padre Adão Pawlak e também pelo Padre Emerson Zella.

Pe. Emerson Zella
Pároco da Catedral