Corpus Christi

“Ir até o povo” é a forma que Dom Edmar Peron deseja para as celebrações da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, chamada,  segundo a tradição de “Corpus Christi”.

– O Bispo de Paranaguá, preside a celebração para toda a cidade, na Paróquia São Cristóvão, Jardim Iguaçu, um dos bairros mais populosos do município .

Pelo terceiro ano consecutivo, a procissão de Corpus Christi, é feita de forma unificada em um dos bairros da cidade. Sair do eixo central da cidade é uma forma de ir ao encontro dos fiéis onde estão, facilitar para que participem desta solenidade importante da Igreja Católica.

“Nos dias que antecedem a solenidade, faremos um Tríduo, três dias de adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário São Francisco das Chagas. Estes momentos são de silêncio, oração e recolhimento. Já a quinta-feira de Corpus Christi é demonstração pública de fé e da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia” explica o Bispo Dom Edmar. “Fazer esta demonstração pública nas áreas mais afastadas é uma forma de levar a liturgia destas grandes solenidades para perto dos fiéis e de pessoas que tem poucas oportunidades de vivenciá-las”, comenta o bispo.

De manhã, em todas as igrejas da cidade, poderá haver missa, mas sem procissão, pois a Procissão acontecerá somente após a missa das 15h30min, presidida por Dom Edmar e concelebrada por todos os Padres da Cidade.

O Papa Francisco, em seu pontificado, tem insistido para que o clero, os religiosos e consagrados vão ao encontro do povo. “Vamos olhar para as necessidades pastorais da periferia, para levar o Evangelho àqueles que estão mais distantes, aqueles que não costumam ir à igreja. Eles são os convidados de honra. Há que ir encontrá-los.”, disse o Santo Padre.

Os demais 12 municípios da Diocese de Paranaguá, também terão as celebrações de Corpus Christi, nas suas paróquias, organizadas pelos párocos locais e preparadas pelos voluntários e pastorais.

História: Em defesa da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, o Papa Urbano IV, instituiu a solenidade de Corpus Christi e esta passou a ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade. Assim, realizam-se as Procissões Eucarísticas pelas ruas, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia.

Serviço:

Solenidade de Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo