Diocese de Paranaguá Realiza o Maior Evento de Catequese de sua História.

No último domingo, 20, o IV Congresso de Catequese da Diocese de Paranaguá, reuniu aproximadamente 1000 pessoas no centro de eventos Aníbal Cury e na Paróquia São João em Campina Grande do Sul, com o tema “O Espírito é derramado sobre todos aqueles que ouvem a Palavra”.

O evento foi organizado pela equipe de animação bíblico catequética da Diocese, coordenada pela Irmã Maria Grazia Leidi e o Padre Anderson Ulatoski, com a participação do fiéis da Paróquia São João e o apoio da Prefeitura de Campina Grande do Sul. Na programação os catequistas participaram da missa, da palestra com a coordenadora da CNBB Sul II, Débora Puppo, de almoço conjunto e do show com Álvaro e Daniel.

O Bispo Dom Edmar Peron, presidiu a missa de abertura falando sobre a imensa alegria em ver toda a diocese presente, (13 municípios e 22 paróquias). Agradeceu pelo ótimo trabalho da equipe diocesana e afirmou: “A catequese é o início da formação de toda a Igreja, como será o futuro se não formarmos novos e bons pais de família, agentes pastorais, sacerdotes e líderes?”.

Irmã Maria, coordenadora do evento, falou da preparação que aconteceu antes do Congresso, feita em todas as paróquias: “Realizamos encontros de oração e agradecimento, com a participação dos representantes regionais. Acreditamos que este foi um dos motivos para a excelente participação neste evento. O IV Congresso de Catequese será um marco na história da nossa Diocese”, comentou a religiosa.

Terezinha Lopes de Guaraqueçaba, contou como a logística para participar e levar as catequistas foi complexa. “Nosso setor é formado por ilhas, locais distantes, com acesso por barcos e estradas não pavimentadas. Conseguimos, apesar disso, representantes de Guaraqueçaba, Ilha Rasa, Superagui e Tagaçaba. O esforço valeu a pena, ao retornar e ver a felicidade no rosto das participantes, os objetivos foram atingidos, todos voltaram instigados, entusiasmados e renovados”. Terezinha fez ainda um agradecimento para a equipe e a Dom Edmar: “O nosso Bispo, com o seu dom da palavra, carinho e amor contagiantes nos cativa a cada encontro”, afirmou a catequista.

A coordenadora da comunidade Sagrado Coração de Paranaguá, Juliene Zanetti, disse que o Congresso foi maravilhoso e confirmou a sua vocação, “Durante o tempo que estivemos reunidos em oração, com alegria e amor, o Espírito Santo estava envolvido, aquecendo nosso coração. É um dia que ficará guardado na vida de todos os que estiveram presentes”.

O Congresso geral, para toda a Diocese de Paranaguá, é realizado a cada 3 anos Entre um e outro acontecem importantes encontros da pastorais de Catequese/Animação Bíblico Catequética nas regionais, paróquias e comunidades. As paróquias levaram a missão de, já nos próximos dias, preparar um encontro pós Congresso definir as ações da Pastoral na linha do que foi compreendido no evento de Campina Grande do Sul.

(Pascom Diocese de Paranaguá – texto/fotos Jornalista Giolete Babinski)

Evento Catequese

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar