DIOCESE DE PARANAGUÁ, PARTICIPA DO 9º ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO

rrem

Representantes da Pastoral de Comunicação da Diocese de Paranaguá participaram neste final de semana, em Piraquara, do 9º Encontro dos Coordenadores da Regional Sul 2 da CNBB.

O encontro é feito todos os anos, para propiciar aos participantes um período de formação e uma partilha sobre o andamento e as ações desta pastoral em suas dioceses.

Dom Antônio Wagner, bispo de Guarapuava, é atualmente o bispo referencial da Regional Sul II da Pastoral da Comunicação e presidiu os trabalhos. Ele falou sobre a necessidade de apoiar e orientar as equipes de comunicação nas paróquias. Convidou os agentes de comunicação a descobrir os exemplos bonitos de evangelização e trabalho pelo próximo existentes nas paróquias. A mostrar mais do que celebrações e eventos. Mostrar a beleza das ações das pessoas que, na sua simplicidade e discrição dão excelentes exemplos de amor ao próximo e de evangelização.

Nas palestras de formação, o tema “Inteligência Espiritual” foi apresentado pelo Frei Rogério Soares, com ênfase na ação da Pastoral da Comunicação como elo de ligação entre todas as pastorais e para isso desenvolver a “inteligência espiritual” dos integrantes.
A psicóloga e coaching, Gleice Rodrigues, mostrou ao grupo, com algumas atividades práticas, como perceber individualmente o que é necessário desenvolver para aumentar o chamado “capital espiritual”. À noite foram apresentados Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ligados a temas sobre a comunicação na Igreja.

O domingo de manhã foi reservado para reunião de trabalho, na qual foi proposto o nome de Antônio Kayser para ser o novo coordenador regional. Kaiser aceitou e a indicação foi aprovada por Dom Wagner e pelos presentes. Foram indicados ainda, outros quatro coordenadores, um por província, para reforçar a coordenação:
Coordenador: Antônio Kayser (Arquidiocese de Curitiba)
Província de Curitiba: Silvana Spisila (Diocese de Ponta Grossa)
Província de Maringá: Diácono Gilberto Costa dos Santos (Arquidiocese de Umuarama)
Província de Londrina: Tiago Queiroz (Arquidiocese de Londrina)
Província de Cascavel: Pe. Valdecir Bressani (Diocese de Palmas e Francisco Beltrão)

Ainda na reunião de trabalho, o Coordenador Diocesano da Pastoral de Comunicação da Diocese de Paranaguá, Rodrigo Ernani, falou sobre o andamento das ações para a realização do 3º Mutirão Paranaense de Comunicação. O evento reúne comunicadores profissionais, agentes de pastoral, religiosos e sacerdotes para palestras e oficinas sobre formas de utilizar os meios de comunicação com eficiência para a evangelização. Em 2020, a Diocese de Paranaguá, com o aceite e apoio do seu bispo, Dom Edmar Peron, está encarregada de sediar o Muticom Paranaense.

O 9° Encontro da Pascom, teve duas celebrações, uma no sábado, presidida por Dom Antônio Wagner e outra no encerramento, domingo, presidida pelo Bispo da Diocese de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori. As Missas firmaram a importância da oração e do agradecimento ao Senhor, pelas pessoas, pelo trabalho realizado e pelo trabalho vindouro das pastorais.