A Diocese de Paranaguá tem a representação do Padre Marcos José de Albuquerque, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Cerro Azul, membro do Conselho de Presbíteros e, atualmente, é o representante do Clero da Diocese. Deus o abençoe em seus trabalhos.
Foi a primeira vez que a diocese de União da Vitória (PR) recebeu o encontro da CRP.
A primeira reunião ordinária de 2023 da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) aconteceu nos dias 20 a 22 de março na cidade de São Mateus do Sul (PR), diocese de União da Vitória (PR). Essa Comissão é composta por uma presidência, formada por cinco padres, e pelos padres coordenadores diocesanos da Pastoral Presbiteral. Sendo assim, o encontro contou com a participação de 19 padres, junto com o bispo de União da Vitória e referencial para os presbíteros no Paraná, dom Walter Jorge Pinto.
A atual presidência da CRP no Paraná tem por presidente: padre Emerson Lipinski, da diocese de São José dos Pinhais; por vice-presidente: padre Silvio Cesar Pereira, da diocese de Paranavaí; por: secretário padre Sidnei Reitz, da diocese de União da Vitória; por tesoureiro: padre Edson Zamiro, da diocese de Apucarana; e por vice-secretário: padre Ivanildo Gasparinni, da diocese de Foz do Iguaçu.
O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, de oração, de fraternidade, de partilha, de reflexões pertinentes à vida dos presbíteros e de planejamento das atividades do ano. Entre os temas em pauta esteve a questão do cuidado com a saúde psíquica dos padres; o fortalecimento da Pastoral Prebiteral nas dioceses; a continuidade da ajuda que os padres do Paraná enviam, anualmente, aos padres da diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, África; o Ano Vocacional 2023; estudos e encaminhamentos.
Padre Sidnei Reitz, que além de secretário da CRP também é coordenador da Pastoral Presbiteral na diocese de União da Vitória, disse que foi um encontro de extrema fraternidade, convivência amistosa, alegre e cortês entre todos os participantes. Entre os temas refletidos, ele destacou o do suicídio entre os presbíteros. “É um tema espinhoso, triste e preocupante, que nos traz muitas dúvidas e poucas respostas. Mas é necessário que se enfrente essa questão e se busquem encontrar alternativas para que se evite ao máximo esses acontecimentos de autoextermínio, sobretudo entre nós, que somos promotores da vida com sentido”, disse o padre.
O presidente da CRP, padre Emerson destacou que a elaboração das atividades para o ano visa o cuidado do presbítero na sua dimensão integral. “Nesta sociedade fragmentada, a CRP busca ajudar o padre a se integrar na sua dimensão humano-afetiva, a fim de que ele possa superar os desafios que advém”, disse ele.
Nos dias do encontro, os padres celebraram a Eucaristia, sempre presidida por dom Walter e com a presença do povo, em diferentes paróquias da diocese anfitriã. Na segunda-feira, a missa aconteceu na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; na terça-feira, na Matriz São Mateus, ambas em São Mateus do Sul; e no último dia na Catedral Sagrado Coração de Jesus, na cidade de União da Vitória.
O tema vocacional foi um dos assuntos abordados por Dom Walter Jorge nas celebrações. “É uma alegria acolher em nossa Diocese os representantes dos mais de 1.900 padres de todo o Paraná. Estamos aqui para dizer que é muito bom ser padre. Pai e mãe, se Deus chamar em sua família, estimule seus filhos. Padres, sejamos nós testemunhas também para o mundo de que vale a pena ser de Jesus, assim animaremos outros a seguirem essa vocação”, dizia o bispo.
Segundo padre Emerson, a presença dos leigos foi um diferencial muito positivo no encontro. “Para mim, foi muito importante e especial a presença dos leigos, a acolhida que eles demonstraram aos padres da CRP. Esse foi um ponto marcante e de destaque, pois em todas as missas, em todas as atividades, era visível o afeto, o carinho, a oração, os presentes que ofereceram a nós. Isso foi inesquecível nesse encontro”, disse o padre.
É comum nos encontros da CRP, momentos de fraternidade, confraternização e conhecimento da cultura do local onde se reúnem. Nesse encontro, após a missa de encerramento na Catedral de União da Vitória, os padres foram conhecer pontos turísticos e culturais presentes na diocese. “Nós tivemos um momento de passeio, no qual conhecemos um pouco da cidade de União da Vitória, o morro do Cristo, o Rio Iguaçu e também uma famosa destilaria do tradicional Steinhaeger, na cidade de Porto União (SC)”, contou o padre Emerson.
“A alegria do reencontro é sempre o destaque nessa primeira reunião ordinária da CRP, bem como a acolhida dos novos membros que passam a compor a Comissão, a partir das eleições da Pastoral Presbiteral nas respectivas dioceses”, disse padre Emerson.
Para o padre Sidnei, sediar o encontro da CRP foi uma alegria e uma honra muito grande. “Dada a importância dessa Comissão e a sua nobre missão de cuidar daqueles que cuidam, foi um acontecimento que ficará gravado pra sempre em nossa história. Sentimo-nos muito orgulhosos e felizes por esse feito que também enriqueceu a nossa diocese e abriu os nossos horizontes para a grandeza da Igreja e suas múltiplas potencialidades e desafios”, disse ele.
Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2
Com informações e fotos do Setor de Comunicação da Diocese de União da Vitória
https://cnbbs2.org.br/2023/03/comissao-regional-de-presbiteros-realiza-1o-encontro-do-ano-na-diocese-de-uniao-da-vitoria-pr/