1° Bispo – Dom Bernardo José Nolker, CSSR

 

O primeiro Bispo de Paranaguá foi Dom Bernardo José Nolker, CSSR, redentorista, norte-americano, nascido a 25 de setembro de 1912.

Fez seus estudos nos seminários redentoristas, nos Estados Unidos.

Foi ordenado presbítero, a 18 de junho de 1939.

 

Ministérios

Em 1941 foi destinado ao Brasil, exercendo o ministério como vigário paroquial em Ponta Grossa, Tibagi, Monte Alegre, Paranaguá e Bela Vista (Paraná), pároco de Ponta Porá (MS), Reitor do Seminário Redentorista em Ponta Grossa e novamente pároco em Paranaguá.

 

Bispo de Paranaguá

Foi nomeado a 07 de janeiro de 1963, ordenado a 25 de abril seguinte e empossado a 06 de junho do mesmo ano.

 

Atividades na Diocese Construção da Residência Episcopal

Quando assumiu a Diocese não dispunha de casa episcopal. Logo tratou de construí-la.

Centro de Pastoral – Edificou o Centro de Pastoral em Quintilha.

 

Provisão das Paróquias

Quando assumiu a Diocese encontrou vagas as paróquias de Guaratuba, Guaraqueçaba, Antonina, Cerro Azul, Bocaiúva do Sul. Levou Padres Redentoristas para Guaratuba, Antonina e para o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padres de São João Batista Precursor para Bocaiúva do Sul, Vicentinos para Guaraqueçaba, Verbitas para Morretes e diocesanos para Cerro Azul.

 

Novas Paróquias

Criou as paróquias de Nossa Senhora do Rocio, de Nossa Senhora da Paz, em Paranaguá, Matinhos, Adrianópolis.

 

Visitas Pastorais

Fez muitas Visitas Pastorais: Nossa Senhora do Rocio – Padroeira do Paraná – Pelo Decreto da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, obteve a oficialização do título de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, a 30 de julho de 1977.

Dom Bernardo José Nolker renunciou a 13 de março de 1989 e morreu a 18 de janeiro de 2000.

 

Avaliação

Dom Bernardo José foi um Bispo zeloso, dedicado, presente do no meio povo.

 

2º Bispo – Dom Alfredo Ernest Novak, CSSR

Dom Alfredo Emest Novak, Redendorista, norte-americano, nascido em Dwight, Nebraska, a 02 de junho de 1980, filho de Frank Novak e Mary Tomes.

Fez seus estudos nos seminários redentoristas.

Foi ordenado a 02 de junho de 1956.

 

Ministérios

Vindo para o Brasil, a 29 de abril de 1958, foi, por dez anos, missionário no Estado do Amazonas. De 1968 a 1979, exerceu a função de Coordenador dos Meios de Comunicação Social e da Campanha da Fraternidade.

 

Bispo Auxiliar

O Papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de São Paulo, a 19 de abril de 1979, ordenando-se a 27 de maio seguinte pelo Papa João Paulo II.

A 15 de março de 1989, o mesmo Papa o transferiu para a Diocese de Paranaguá, tomando posse a 13 de maio seguinte.

 

Atividades como Bispo de Paranaguá

Construiu, em Campina Grande do Sul, Seminário Senhora do Rocio.

Incentivou profundamente a devoção a Nossa Senhora do Rocio, levando sua imagem a todas as paróquias do Paraná, passando pelos 399 municípios paranaenses durante três anos, preparando o Jubileu do Novo Milênio no ano 2000.

A 15 de novembro de 1999, na festa anual de Nossa Senhora do Rocio, reuniu em Paranaguá cinquenta mil devotos, com a presença de todos os Bispos do Paraná.

Criou novas paróquias em Paranaguá, Pontal do Sul e Campina Grande do Sul. Levou diversas congregações femininas a sua Diocese Ordenou diversos padres diocesanos.

Declarou a igreja de Nossa Senhora do Rocio santuário Diocesano, e os Bispos a declararam santuário estadual, em 2004.

 

Avaliação

Dom Alfredo foi um pastor solicito, zeloso do rebanho que a Igreja o confiou; promoveu as vocações sacerdotais, construindo o Seminário Senhora do Rocio e incentivou a devoção a Nossa Senhora do Rocio em todo o Paraná.

 

 

 

3° Bispo  – Dom João Alves dos Santos, O.F.M. Capuchinho

 

o Terceiro Bispo de Paranaguá foi o Capuchinho paulista Dom Frei João Alves dos Santos.

Nasceu a 09 de dezembro de 1956, na cidade de Alto Alegre, Diocese de Lins (SP).

Ingressou na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos a 31 de dezembro de 1976.

Fez a primeira profissão religiosa a 1º de janeiro de 1978 e os votos perpétuos a 17 de abril de 1982.

Estudou Filosofia no Seminário de São Francisco de Assis, em Campinas, e na FAI (Faculdades Associadas do Ipiranga SP) e Teologia no Seminário de São Francisco, Campinas.

Foi ordenado presbítero, a 04 de dezembro de 1982.

 

Exerceu os seguintes ministérios:

Vigário Paroquial na Arquidiocese de Campinas. Superior da Comunidade local em Campinas. Promotor Vocacional. Provincial. Formador e Professor em diversas casas da província e Provincial dos Capuchinhos, com sede em São Paulo.

Foi nomeado Bispo de Paranaguá a 02 de agosto de 2006, ordenado em Penápolis, Diocese de Lins, a 30 de setembro seguinte e empossado a 18 de outubro do mesmo ano.

 

Atividades

Reorganizou a Pastoral diocesana, sua administração, construiu o Centro Pastoral Dom Bernardo José Nolker, fundou novas paróquias e conseguiu a reabertura da histórica Igreja de São Francisco das Chagas sendo hoje, a igreja da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento.

 

Administradores

Dom Manoel da Silveira D Elboux

1° Administrador Apostólico: 21/07/1962 a 06/07/1963.

 

Nasceu em Itu-SP no dia 29 de fevereiro de 1904.

Foi ordenado presbítero aos 15 de agosto de 1931, ordenado bispo aos 31 de março de 1940.

Foi nomeado sucessor de Dom Alberto José Gonçalves, na Diocese de Ribeirão Preto, pelo papa Pio XII aos 31 de janeiro de 1946, portanto 2º Bispo Diocesano de Ribeirão Preto, tendo tomado posse no dia 28 de março do mesmo ano.

No dia 19 de agosto de 1950 Dom Manoel foi nomeado pelo Papa Pio XII para Arcebispo de Curitiba, tendo falecido no dia 06 de fevereiro de 1970.

Em Curitiba, em 1959, inaugurou a 5ª (e atual) sede do Seminário Menor São José, em Orleans.

 

Encontra-se sepultado na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, em Curitiba.

Dom Francisco Carlos Bach

2° Administrador Apostólico da Diocese de Paranaguá

 

Origem

Francisco Carlos Bach nasceu no dia 4 de maio de 1954 na cidade paranaense de Ponta Grossa (PR). Foi o terceiro de quatro irmãos: Iolanda Maria, João Paulo e Marcos Fernando. Quando criança, frequentou a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, levado por seus pais – Francisco Bach e Helena Denchura Bach.

 

Vida Sacerdotal

Após ingressar no seminário, Francisco percebeu realmente sua vocação. Terminado o Seminário Menor, em Ponta Grossa, cursou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e cursou Teologia no Studium Theologicum. Foram 13 anos de estudo até sua ordenação sacerdotal no dia 3 de dezembro de 1977, por Dom Geraldo Micheletto Pellanda. 

 

Episcopado

No dia 27 de julho de 2005, Francisco Carlos Bach foi nomeado bispo pelo Santo Padre, o papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 27 de outubro do mesmo ano na Catedral de Ponta Grossa, sua cidade natal. Menos de um mês depois, no dia 24 de novembro, Dom Francisco tomava posse da Diocese de Toledo (PR), onde exerceu a função até ser designado como Bispo da Diocese de São José dos Pinhais (PR), em 2012.

 

Em 2015, Dom Francisco assumiu duas funções, além de bispo de São José dos Pinhais, também foi administrador diocesano da Diocese de Paranaguá (PR).

 

A dupla função durou seis meses, até a chegada de Dom Edmar Peron.

 

Lema Episcopal 

O lema episcopal é “In Manus Tuas” (“Pai, nas tuas mãos eu entrego o meu espírito”, tirado de Lc 23,46).