BISPOS DE TODO BRASIL ESTÃO REUNIDOS EM APARECIDA

Teve início neste 1º de maio a 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida, SP.
O Bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron é um dos quase 400 bispos presentes na reunião. Desde 2011, Dom Edmar é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.
Apesar da CNBB convocar todos os anos uma assembléia geral, a de 2019 tem destaque porque haverá eleição da nova diretoria da entidade. A presidência da CNBB permanece no cargo no máximo por dois mandatos consecutivos de 4 anos.
Em votações separadas são eleitos o presidente, o vice-presidente e o secretário-geral da Conferência. Além da diretoria serão escolhidos os presidentes das comissões pastorais.
Nesta assembléia, os bispos discutem, definem ou reiteram as diretrizes, atuação e rumos da Igreja Católica no Brasil até 2023. Pela representatividades da CNBB, (bispos de todo o Brasil, que dirigem pastoralmente um imenso número de católicos) sua ação e decisões sempre repercutem e afetam, além da própria Igreja Católica, o cenário político e social do país.
Por ocasião do 1º de maio – data em que se celebra o Dia do Trabalhador (a), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na abertura da Assembléia Geral, divulgou uma mensagem onde afirma a urgência de assegurar o direito ao trabalho. Na nota a entidade reafirma a importância de combater o desemprego, o trabalho escravo, a precarização das relações de trabalho e a perda de direitos trabalhistas, “problemas que têm causado tanto sofrimento ao povo brasileiro”.
A Assembléia Geral, segue até o dia 10 de maio.
Saiba Mais:
– O que é e qual a finalidade da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja católica no País (atualmente 480 bispos, sendo 307 membros efetivos – com direito à voto). A exemplo dos Apóstolos, juntos e nos limites do direito, eles exercem algumas funções pastorais em favor de seus fiéis. Tem como objetivos dinamizar a missão evangelizadora atentos aos desafios do momento em que vivemos e realizar evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária, a caminho do Reino definitivo.
– Quais são as comissões Pastorais da CNBB
1. Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
2. Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato
3. Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial