Ação Missionária Missão Palavra e Pão: 25 mil Bíblias para a África
A Igreja do Paraná possui uma missão ad gentes no país da Guiné-Bissau, na África, desde 2014. Ao longo desse período, a “Missão São Paulo VI” produziu muitos frutos e tornou a pessoa de Jesus conhecida, amada e presente na vida do povo guineense.
Em novembro de 2022, em nome dos bispos do Paraná, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, realizou uma visita pastoral missionária ao país da Guiné-Bissau e foi interpelado por uma necessidade daquela Igreja irmã.
As 25 mil Bíblias, que foram enviadas pela Igreja do Paraná em 2017, estão acabando. Ao mesmo tempo, o número de cristãos católicos tem aumentado significativamente e há necessidade de mais Bíblias, a fim de que a evangelização continue dando passos.
Ao retornar para o Brasil, dom Geremias apresentou aos bispos do Paraná essa necessidade e eles, como já fizeram anteriormente, decidiram ajudar. Sendo assim, aprovaram uma nova ação missionária, com o mesmo nome da anterior: “Missão Palavra e Pão”, mas com uma característica diferente.
Em 2017, os catequistas e catequizandos foram os encarregados de serem os protagonistas da ação missionária. Dessa vez, os bispos pedem o protagonismo dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.
Como será realizada a ação missionária?
A proposta é que cada Ministro(a) consiga o valor de, ao menos, uma Bíblia (R$36,90), mas que, preferencialmente, não tire do próprio bolso. Cada um receberá um folder, com o qual será motivado a convidar 10 pessoas para o ajudar a adquirir uma Bíblia.
Nesse folder, há um QR Code que o leva ao site, onde ele pode assistir vídeos sobre a Missão, apaixonar-se por ela e falar dela às pessoas. Por isso, não se trata de uma tarefa de pedir dinheiro, mas sim de uma ação evangelizadora missionária.
O Ministro(a) vai anotar o nome da pessoa que ajudou e com qual valor. Depois, vai somar os valores, e anotar o seu nome e a arqui/diocese a qual pertence no verso do folder.
A cada pessoa que ajudou, como gratidão, o Ministro(a) oferecerá um marcador de páginas para ser usado, preferencialmente, na Bíblia. É uma recordação de que ajudou uma pessoa ou família na Guiné-Bissau a ter acesse à Palavra de Deus.
Importante: É pedido o valor de, ao menos, uma Bíblia, mas não é estipulado um valor máximo para doação. É importante dizer às pessoas que todos que ajudam a missão são missionários, assim como os que estão lá na África.
Período de realização da Ação Missionária
De 15 de maio a 24 de setembro de 2023.