Benção dos Santos Óleos 2017

Assim como em todas as Dioceses, também a catedral Nossa Senhora do Rosário, na noite de Quarta-Feira a Santa Missa foi Presidida por Dom Edmar Peron, nela participaram os Seminaristas e sacerdotes de todas as paróquias da diocese para expressar, de modo particular, a união da comunidade eclesial e renovar o sacramento da ordem. O óleo abençoado é de oliva misturado com perfume (bálsamo) e consagrado pelo Bispo Diocesano para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. Além disso, sempre que houver celebração com óleo, ele deve estar à disposição do ministro. Óleo do Crisma. Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. Óleo dos Catecúmenos. Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Óleo dos Enfermos, usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.